O que são soft skills – todos querem saber!

Foto por Retha Ferguson em Pexels.com

Muito se tem ouvido falar e lido sobre as soft skills. Uma das dimensões da competência são as habilidades, elas são a parte relacional, humana das competências.
As habilidades de relacionamentos são em geral muito impactantes pois podem vir a determinar a qualidade dos relacionamentos profissionais , ou mesmo  caracterizar o modo como as pessoas podem se lembrar de você.
As soft skills estão relacionadas a habilidades estritamente humanas, como por exemplo, comunicação, ética, empatia, liderança, ou até mesmo a capacidade de se colocar como agente de mediação num momento de conflito.
Diferente das hard skills, as soft skills não são facilmente aprendidas em cursos e treinamentos, pois não integram a base de conhecimentos e aprendizados de fundo cognitivo. Tem a ver com habilidades sociais e emocionais aprendidas em situações reais, ou em convívios sociais e humanos onde é necessário exercitar o equilíbrio e auto regulação emocional.
Se você leu A inteligência emocional de Daniel Goleman vai lembrar dos capítulos onde ele relata a importância do equilíbrio e da auto regulação emocional para vida social e para a conquista do sucesso pessoal. 
Essas habilidades  permitem que se estabeleça um ambiente cooperativo, equilibrado e produtivo, favorável ao bem estar e ao bom desempenho laboral, o que é crucial para a manutenção e crescimento das empresas e negócios na atualidade.
São condições muito mais subjetivas do que concretas e devem estar a serviço das relações, da inclusão e da cooperação no ambiente de trabalho.
Muitas pessoas vêm tentando estabelecer quais a s principais soft skills. 


Isso não é tão fácil e depende do tipo de negócio da empresa, do ramo de atuação pois uma habilidade pode ter menos ou maior importância dependendo do segmento de trabalho, o que torna impossível determinar quais as habilidades mais importante na atualidade.
Entretanto, de um modo geral, as habilidades que são mais lembradas e destacadas para o ambiente corporativo são: liderança, comunicação, flexibilidade, empatia e proatividade.
Essas habilidades em geral são resultado de um caminho de construção que vem da família e da base escolar e social, são desenvolvidas em maior ou menor grau de acordo  com as vivências e desafios enfrentados por cada pessoas e na idade adulta, é possível aprender e desenvolver uma soft skills, com ou sem assessoramento especializado, desde que haja uma mediação competente e equilibrada, em grupos como ações sociais, grupos de desafios técnicos ou de ação social, onde as habilidades estão em alta.
Como são habilidades muitos pessoais, é necessário que o indivíduo esteja atento às suas características, competências e saiba quais habilidades ele já detêm e quais as que precisa desenvolver, e sobretudo esteja atento a elas permanentemente.
Se desejar saber mais, leia:
http://reports.weforum.org/future-of-jobs-2016/chapter-1-the-future-of-jobs-and-skills/
Inteligência Emocional de Daniel Goleman
Ética e Competência de Terezinha Azerêdo Rios 

Ana Morais

Publicado originalmente em 04/06/2019

Publicado por Ana Morais

Mestre em Gestão do Desenvolvimento Sustentável - Formação de Pessoas pela Universidade de Pernambuco, graduada em Letras – Licenciatura plena, pós graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho, executiva sênior em educação, ensino superior, educação profissional, educação corporativa e K-12. Consultora, professora, escritora, palestrante, experiências em avaliação institucional e de ensino-aprendizagem, especialista em desenvolvimento de equipes de alta performance. Foi diretora estadual de educação do Senac PE e consultora/gerente de projetos em multinacionais de educação. Sólida experiência em desenvolvimento de equipes, liderança, recurso humanos, organizações educacionais e de desenvolvimento social e educação para o trabalho. Especialista em Competências.

Deixe um comentário