Competência 3 – Repertório cultural

Foto por Anderson Guerra em Pexels.com

Competências na BNCC

3 – Repertório Cultural – Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

O repertório cultural é um fator importante para o desenvolvimento de toda pessoa em sociedade. Ela se relaciona com as capacidades de compreender significados sociais e valores, de entender as questões de interdependência na cultura e geografia, as capacidades de criação e abstração, o domínio dos processos criativos e as relações com as linguagens.

Na escola essa competência pode ser explorada e desenvolvida de muitas formas, sobretudo buscando a integração da arte, linguagens e ciências humanas. A compreensão da própria cultura e avaliação de outras culturas e manifestações culturais e artísticas leva também à construção da identidade individual e coletiva, e do respeito pela diversidade, já que a co-existência de variadas linguagens e manifestações sobretudo num país do tamanho do Brasil, leva os estudantes à entender a riqueza e valorização da cultura local e global.

Quando o documento da BNCC fala em “fruir” está falando de desfrutar das artes como parte da escola e essa valorização cria igualmente um ambiente propício à criação, já que estabelece referências culturais e formas de manifestação que podem ser apropriadas e elaboradas em sala-laboratório pelos alunos e professores.

Nesse sentido é importante resgatar e avaliar os repertórios culturais de cada aluno procurando entender quais as concepções de arte e cultura que eles sustentam, para só então validar ou apresentar conceitos mais amplos. Uma boa abordagem ao docente é tratar a competência como uma bagagem que os alunos vão acumulando a partir de suas vivências e experimentações, falando também de outras possibilidades de ampliação dessa competência ao longo da vida, como viagens, fotografia, moda, tradições e manifestações que tem mais aderência com o programa da escola e a comunidade.

Sabemos que um bom repertório cultural interfere nas habilidades práticas, sobretudo no mundo do trabalho, de conceber soluções criativas, de comunicar-se e de propor cenários com base na cultura e arte. Por isso, para a formação de um vasto repertório é importante conhecer e se possível frequentar e criar em variadas formas de arte: o teatro, a música, a pintura ou colagem, a arte pop, o cinema, o circo, os folguedos e danças típicas, enfim, todas as manifestações que tem a ver com a vida cotidiana da comunidade-escola.

É importante também abordar essa competência na linha do tempo, observando as transformações das artes através do tempo, a importância em alta ou declínio e as novas manifestações artísticas típicas da atualidade altamente centrada nas tecnologias.

O caminho da competência em teoria para a prática é feito na realização, na materialização das expressões possíveis para cada faixa de idade-série e convidando os alunos a pensar as condições materiais para realização da arte e das manifestações. Nesse caminho, o fazer, pensar, decidir e respeitar são parte indissolúvel da incrível mente criativa em cada aluno e das amplas possibilidades de expressão artística, que valorizam e ampliam a cada vez o repertório existente, potencializando as capacidades individuais e dos grupos.

Ana Morais

Pessoa criativa sempre!

Publicado por Ana Morais

Mestre em Gestão do Desenvolvimento Sustentável - Formação de Pessoas pela Universidade de Pernambuco, graduada em Letras – Licenciatura plena, pós graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho, executiva sênior em educação, ensino superior, educação profissional, educação corporativa e K-12. Consultora, professora, escritora, palestrante, experiências em avaliação institucional e de ensino-aprendizagem, especialista em desenvolvimento de equipes de alta performance. Foi diretora estadual de educação do Senac PE e consultora/gerente de projetos em multinacionais de educação. Sólida experiência em desenvolvimento de equipes, liderança, recurso humanos, organizações educacionais e de desenvolvimento social e educação para o trabalho. Especialista em Competências.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: